Os problemas da sociedade dos consumidores
As três características dominantes da sociedade de consumo são: a abundância, a
massificação e a homogeneização.
Com efeito, foi o fabrico em série que estabeleceu que, nesta nova sociedade, o mais
difícil não era produzir bens e serviços, mas criar consumidores. Alguém observou que
a sociedade de consumo começou no dia em que se descobriu que a produção em série
tornou mais fácil fabricar produtos que vendê-los.
Daí em diante, a economia nunca mais se fundamentou no planeamento da produção,
mas nos desejos ou expectativas dos consumidores.
Ao nascer a necessidade de criar permanentemente a predisposição para comprar,
entraram em cena métodos de estudo, inquéritos e sondagens para procurar avaliar
os gostos e a preferência dos consumidores, também conhecidos por “estudos do
conhecimento do comportamento do consumidor”.
Com o desenvolvimento de comunicações comerciais envolvendo marketing,
publicidade e merchandising, iniciou-se uma era de sedução.
Estas indústrias da sedução fizeram-se acompanhar de um novo desenvolvimento dos
media. Não é por acaso que a sociedade de consumo se desenvolve da rádio para a
televisão, e desta para o digital.
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