quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011




A Publicidade e as Crianças







NOTÍCIAS:


''Monet Parham, uma mãe de dois filhos com 41 anos de idade meteu uma acção no Tribunal Superior de San Francisco em conjunto com o (CSPI) Center for Science in the Public Interest , contra o McDonald's numa quarta-feira, alegando que a prática de doar brinquedos com o Happy Meals é uma forma de propaganda enganosa para as crianças. O CSPI também afirma que o McDonald's usa brinquedos para contornar o controlo parental, e incentiva às crianças a não optarem por uma alimentação saudável, os alimentos embalados da McDonald's têm uma percentagem elevada em açúcar, sal e gordura isto é, um valor calórico muito elevado.''

                                                                                  
                                                                                                          Time Health Land 




UE proíbe publicidade enganosa para crianças e a produtos gratuitos

''O apelo directo ao consumo dirigido às crianças, a publicidade a bens gratuitos e a atribuição de características curativas a determinados produtos são práticas comerciais enganosas que vão ser proibidas no espaço da União Europeia, de acordo com um relatório aprovado pelo Parlamento Europeu. De acordo com a directiva em causa, são práticas comerciais enganosas aquelas que possam induzir o consumidor a realizarem uma compra que de outro modo não faria ou que suponha a atribuição de qualidade a um produto que dela carece.''




_______________________________________________________________________


      Crianças e televisão: publicidade pouco saudável



''A DECO/PRO TESTE analisou a publicidade na televisão durante uma semana e descobriu que, nalguns dias, a SIC e a TVI abusam do tempo máximo por hora de emissão. Mais: aquilo que as crianças menos devem consumir é o que mais passa nos anúncios.
Para verificar se a lei da televisão é cumprida e avaliar os anúncios sobre alimentação durante a programação infantil, entre 20 e 26 de Setembro último, a DECO/PRO TESTE visionou a emissão dos três canais nacionais de maior audiência (RTP1, SIC e TVI). Em termos de resultados globais, nenhum dos canais excedeu o tempo máximo permitido para emitir publicidade por dia. Já ao nível do tempo de publicidade por hora a DECO/PRO TESTE registou várias situações em que o máximo (12 minutos) foi ultrapassado. Na SIC, a lei foi violada 39 vezes. Em seis casos, o tempo máximo foi ultrapassado em mais de um minuto.
“No caso mais grave, a publicidade ocupou mais de 16 minutos e meio numa hora”, denuncia a edição de Fevereiro da PRO TESTE.
Na TVI, apesar de se terem detectado 34 períodos de uma hora em que foram excedidos os 12 minutos permitidos, apenas uma vez o excesso foi mais significativo. Dessa vez, o tempo de publicidade foi superior a 15 minutos e meio. Embora emita mais tempo de publicidade globalmente, a TVI apresenta uma atenta repartição da mesma.
No período analisado, a RTP1 atingiu quase 8 minutos de publicidade no máximo, não violando a lei. Entre o seu tempo diário de emissão, a RTP1 foi o canal que emitiu menos publicidade (9%).
O sector da alimentação e bebidas é o que tem maior peso na publicidade. Durante a programação infantil, este tema representa quase metade do total de anúncios no conjunto dos três canais.''






Sem comentários:

Enviar um comentário